O sistema urinário é responsável por eliminar de nosso corpo as substâncias que não são mais úteis ou que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. É formado por vários órgãos e estruturas que trabalham em conjunto para realizar sua importante função no organismo. Entretanto, o mau funcionamento desse sistema pode levar a problemas, como a incontinência urinária.
Os rins são os principais órgãos do sistema urinário, responsáveis por filtrar o sangue e remover as substâncias indesejadas, como o excesso de sal, água e toxinas. Cada rim é composto por milhares de unidades funcionais que fazem a filtração do sangue.
Além de dois rins, o sistema urinário é formado por dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os ureteres são tubos que transportam a urina dos rins até a bexiga, que, por sua vez, é um órgão muscular que armazena a urina até que possa ser eliminada do corpo pela uretra.
Embora os órgãos sejam os mesmos, o sistema urinário tem particularidades no homem e mulher. Vamos abordar essas diferenças e explicar o que leva à incontinência urinária feminina e como tratar essa disfunção, que afeta a qualidade de vida de tantas mulheres. Acompanhe as informações a seguir!
Como o sistema urinário da mulher funciona?
Algumas diferenças são notadas no sistema urinário do homem e da mulher, mas a fisiologia não difere muito entre os sexos. Em ambos os casos, os processos principais são os seguintes:
As diferenças observadas no sistema urinário feminino e masculino incluem a localização da bexiga e suas estruturas circundantes, o tamanho da uretra e suas funções.
Em ambos, a bexiga se localiza em frente ao reto, mas nas mulheres ela está próxima ao útero e à vagina. Além disso, a uretra feminina é bem menor, apresentando cerca de 4 cm, enquanto a masculina tem, aproximadamente, 20 cm.
Outra diferença é que a uretra da mulher funciona somente para eliminar a urina. Já a uretra do homem tem outra função, que é conduzir o sêmen durante a ejaculação.
A localização e o tamanho da uretra feminina tornam a mulher mais suscetível a infecções e outras doenças das vias urinárias. A incontinência também é um problema que afeta muitas mulheres e traz prejuízos à qualidade de vida.
O que é incontinência urinária?
A incontinência urinária é a incapacidade de conter a urina em determinadas situações. Pode ser caracterizada por pequenos escapes involuntários ou grande perda de fluídos, dependendo da gravidade do caso.
Essa condição afeta muitas pessoas, de ambos os sexos e várias idades. No entanto, as mulheres, especialmente as que passaram por gravidez e parto, são as mais afetadas.
A perda de urina pode acontecer durante atividades do dia a dia, como tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados, sendo chamada de incontinência urinária ao esforço. Outro tipo é a incontinência de urgência, caracterizada por uma necessidade urgente e súbita de urinar, seguida pelo escape, sem que a pessoa tenha tempo de chegar ao banheiro.
Quando há sinais e sintomas dos dois tipos (de esforço e urgência), o quadro é chamado de incontinência urinária mista.
Seja qual for a classificação da disfunção, é importante que as mulheres saibam que isso não deve ser encarado como algo normal. O fato de acontecer com muitas pessoas ao redor pode gerar a visão equivocada de que isso é comum, acontece normalmente. Contudo, é um indício de que algo no corpo não está funcionando corretamente.
Por exemplo, utilizar absorvente para conter os escapes ou sair de casa preocupada com a localização dos banheiros são comportamentos que podem afetar o bem-estar e o dia a dia de quem sofre de incontinência urinária. Se isso causa incômodo, é necessário buscar avaliação médica e seguir o tratamento indicado.
Quais são as causas de incontinência urinária?
A incontinência urinária pode ser causada por uma série de fatores, que podem ser separados em neurogênicos e não neurogênicos. Veja:
O comprometimento das funcionalidades, como dificuldades cognitivas ou de mobilidade, também pode ser uma das causas de incontinência urinária em pessoas idosas.
Quais são as possibilidades de tratamento?
O tratamento depende do tipo de incontinência urinária e dos fatores subjacentes, podendo incluir:
Se você sofre de incontinência urinária, é importante consultar um médico para determinar a causa subjacente e discutir opções de tratamento adequadas. Existem muitas terapias disponíveis para ajudar a tratar essa condição e melhorar a qualidade de vida.
Agora que você sabe mais sobre incontinência urinária, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas informações!
2025 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Clínica Weber e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dr. Weber Alexandre Sobreira Moraes • CRM-PR 17893 • RQE 12529