O lifting de glúteos é uma técnica estética voltada para a redefinição volumétrica do contorno corporal. A finalidade específica é remodelar a região glútea para obter um formato mais proporcional e harmônico. Isso pode ser feito por diferentes abordagens, incluindo cirurgia plástica e uso de preenchedores dérmicos, além da nova tecnologia do procedimento EMSCULPT, que propõe a tonificação muscular.
A preocupação com a saúde e o bem-estar faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Nisso, encaixam-se questões como alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento médico regular — destacando o papel do ginecologista na vida da mulher, profissional que atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de inúmeras doenças.
Nesse contexto de autocuidado, tem surgido um interesse maior pelos tratamentos estéticos. No entanto, algumas técnicas aplicadas para modificar aspectos corporais não são vantajosas apenas no sentido estético, visto que podem melhorar o tônus dos tecidos, promover fortalecimento muscular e impactar, positivamente, as funcionalidades do corpo.
Este texto explica como o lifting de glúteos é realizado, apresentando diferentes formas de tratamento, cirúrgicas e não cirúrgicas.
Lifting é um termo com origem na língua inglesa, derivado da palavra lift, que significa levantar. O próprio nome, então, deixa claro que se trata de uma técnica empregada para melhorar áreas do corpo que cederam à flacidez (ptose dos tecidos).
O lifting pode ser realizado em várias partes corporais e faciais em que os tecidos precisam ser reacomodados em seus locais de origem. De modo geral, existem aplicações dessa técnica nas seguintes áreas:
Antes de prosseguir com informações específicas sobre o lifting de glúteos, é importante apresentar, brevemente, a anatomia dessa área do corpo.
A região glútea está localizada posteriormente à cintura pélvica, unindo-se à parte superior e posterior da coxa. Estão presentes os músculos glúteos, além de artérias, veias e nervos. A musculatura dessa região é necessária para a mobilização do corpo durante caminhadas, corridas e outras atividades, além de ser importante para os períodos em que ficamos em pé ou sentados.
Em síntese, os glúteos têm importante papel nas funcionalidades dinâmicas e estáticas do corpo humano, pois sua constituição permite o suporte do peso corporal, a movimentação e a estabilidade do quadril, da coluna lombar e dos membros inferiores.
O formato dos glúteos difere entre os indivíduos. O principal fator por trás disso é a genética, mas outros aspectos também são determinantes, como: nível e frequência de atividades físicas e nível da camada gordurosa subcutânea.
Portanto, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, assim como magreza extrema, são condições que podem modificar a anatomia glútea. Além disso, a ação da gravidade, a diminuição da produção de colágeno e a perda de volume modificam essa região corporal e estão, comumente, associadas ao envelhecimento.
O lifting de glúteos é uma opção para quem deseja tratar a gordura localizada, a flacidez ou a falta de volume na região glútea, além de aspectos como assimetria e formato irregular. Muitas dessas modificações estéticas estão associadas ao envelhecimento dos tecidos.
O processo de envelhecer envolve mudanças físicas, neuropsicológicas e sociais. Algumas pessoas sentem mais impactos durante essa fase, enquanto outras lidam com mais suavidade. Independentemente dos desafios enfrentados, as alterações dérmicas acontecem para todos.
A produção do colágeno presente na pele diminui, causando perda de elasticidade, ressecamento, flacidez e diminuição de volume. Embora todas as pessoas passem pelas mesmas alterações, a genética e alguns fatores do estilo de vida podem retardar ou acelerar esse processo, como alimentação, hidratação, uso de proteção solar, rotina de exercícios físicos, tabagismo, uso crônico de álcool e outras substâncias químicas etc.
Outro fator que influencia a firmeza da pele e o formato dos glúteos é a redução acentuada de peso corporal. Por essa razão, pessoas que passam por cirurgia bariátrica fazem parte do público que busca intervenções médicas e estéticas para a remodelação do corpo, por exemplo, cirurgia plástica para retirada de sobras de pele, lifting de glúteos e mastopexia (lifting de mamas).
Esse procedimento pode ser feito por diferentes abordagens. A intervenção cirúrgica pode levar a bons resultados, mas, atualmente, existem técnicas não invasivas que também chegam a efeitos bastante satisfatórios, sem necessidade de internação e recuperação pós-operatória.
Veja as principais alternativas para realizar o lifting de glúteos:
A gluteoplastia é a cirurgia para remodelação dos glúteos que pode ser feita com objetivo de aumento ou elevação. Nesse último caso, enquadra-se o lifting.
As abordagens cirúrgicas para aumentar e levantar os glúteos incluem implantação de prótese de silicone, aproveitamento de tecidos do próprio corpo (gordura e retalhos dermogordurosos ou musculares) e combinação de diferentes técnicas.
Dentre as abordagens que se destacam está a lipoenxertia glútea, que consiste em retirar gordura do próprio corpo e injetar nos glúteos. Da mesma forma, o body lifting combina lipoaspiração e lifting cirúrgico, podendo ser feito em várias áreas corporais.
A aplicação de preenchedores dérmicos é uma forma de fazer o lifting de glúteos sem cirurgia. São substâncias injetáveis que têm o efeito de preencher áreas irregulares do corpo, proporcionando mais volume e firmeza.
O ácido hialurônico é um exemplo de substância bastante utilizada para procedimentos de preenchimento facial e corporal, podendo modificar diferentes partes, como lábios, depressões da face, seios e glúteos.
Para o efeito de lifting de glúteos, além do ácido hialurônico, outras substâncias utilizadas são os bioestimuladores de colágeno à base de hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e ácido polilático (Sculptra®).
O EMSCULPT é uma tecnologia recente e inovadora em clínicas médicas e de estética, desenvolvida para tonificar a musculatura dos glúteos, coxas, panturrilhas, abdômen e braços. É um procedimento não invasivo que equivale a treinos musculares de grande intensidade.
O EMSCULPT melhora a tonificação dos músculos com tecnologia de estimulação eletromagnética que induz cerca de 20 mil contrações musculares em uma sessão de, no máximo, 30 minutos — algo que o corpo humano não consegue fazer, voluntariamente.
O EMSCULPT é o único procedimento que não somente ajuda na remodelação das formas corporais, como também age na construção do músculo, mesmo em situações desafiadoras, como na diástase abdominal.
Não se limitando aos fins estéticos, o tratamento com EMSCULPT fortalece a musculatura do abdômen, dos glúteos e coxas, braços e panturrilha, diminuindo a sobrecarga nos joelhos e atenuando até mesmo dores crônicas.
O Exilis Ultra 360 é uma tecnologia que combina radiofrequência e ultrassom. É uma excelente opção para tratar a pele, reduzir medidas e estimular colágeno. O equipamento faz tratamento não invasivo no corpo, rosto e região íntima.
O principal mecanismo do aparelho é o de proporcionar um aquecimento na região a ser tratada, o que estimula as fibras de colágeno e reduz a flacidez e a gordura localizada, melhorando os contornos e deixando a pele rejuvenescida.
O aquecimento promovido pelo equipamento reorganiza as fibras de colágeno, tonifica a região e reduz a gordura corporal. O tratamento com Exilis oferece muitos benefícios para várias partes do corpo, como diminuição da celulite, melhora da flacidez e do contorno corporal, tratamento da gordura corporal, além de rejuvenescimento facial, redução de rugas finas, melhora da flacidez facial, melhora da textura da pele e rejuvenescimento íntimo.
Pode ser aplicado em mais de 20 áreas corporais, incluindo a região íntima, seguindo o protocolo Ultra Femme 360.
Confira as regiões que, normalmente, acumulam gordura localizada e/ou flacidez e que podem ser eliminadas pelo Exilis:
Benefícios do Exilis:
Independentemente do método escolhido para o lifting de glúteos, é importante lembrar que essas técnicas são eficazes, mas não substituem os hábitos saudáveis. Para mais qualidade de vida e longevidade, a alimentação saudável e a prática rotineira de atividades físicas são condutas essenciais, assim como o acompanhamento médico regular.
2025 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Clínica Weber e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dr. Weber Alexandre Sobreira Moraes • CRM-PR 17893 • RQE 12529