Clínica Weber | WhatsApp

Microagulhamento: saiba mais sobre os benefícios

Por: Clínica Weber

Quem busca por tratamentos estéticos encontra muitas opções. Hoje, as clínicas contam com um amplo leque de técnicas para amenizar rugas, corrigir cicatrizes, clarear manchas, reduzir flacidez e gordura localizada, entre outras indicações. Uma das técnicas mais conhecidas é o microagulhamento.

O termo popularmente conhecido é microagulhamento, mas o nome técnico é Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA). Como o termo indica, esse tipo de tratamento promove um aumento na produção de colágeno, proteína que mantém a firmeza e a sustentação da pele.

O microagulhamento é utilizado para o rejuvenescimento facial e corporal, assim como tem algumas indicações para a região íntima da mulher. Além disso, pode ser feito em tratamentos capilares, associado ao método drug delivery.

Neste post, vamos mostrar o mecanismo de ação do microagulhamento e apontar os benefícios da técnica. Acompanhe!

O que é microagulhamento e como funciona?

IPCA ou microagulhamento é uma técnica empregada em tratamentos estéticos faciais, capilares e corporais que utiliza um instrumento de perfuração para provocar microlesões na pele, ocasionando injúria tecidual seguida de restauração cutânea.

Há dois tipos de instrumentos: o dermaroller, um cilindro que contém centenas de pequenas agulhas organizadas uniformemente em fileiras; a dermapen, um dispositivo em forma de caneta que alcança pequenas áreas com precisão, como a região periorbital e a perioral.

Os instrumentos são utilizados sobre a pele, na área a ser corrigida, conforme o objetivo do tratamento. As perfurações causam microlesões localizadas. Por consequência, os danos teciduais estimulam o processo de neocolagênese, isto é, a produção de novas fibras de colágeno para substituir as fibras danificadas e renovar o tecido cutâneo.

Até os 25 anos, o colágeno é uma proteína abundante em nosso corpo. Após essa idade, a neocolagênese diminui. Quanto mais a idade avança, mais se tornam evidentes os sinais de envelhecimento cutâneo decorrente da perda de colágeno. Por isso, há muita busca por procedimentos como o microagulhamento, que ajudam na restauração da pele.

Dependendo do objetivo do tratamento, é possível potencializar o microagulhamento com o drug delivery. Esse método consiste na entrega de ativos cosmecêuticos. As microperfurações facilitam o transporte de medicações e cosméticos e sua absorção nas camadas mais profundas da pele.

O microagulhamento com drug delivery pode ser utilizado, por exemplo, para levar ativos com ação hidratante ou clareadora. Portanto, é uma opção para clareamento de manchas na pele, ressecamento, entre outros. Também é realizado para os tratamentos capilares, entregando substâncias que estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios.

Há diferentes protocolos para a aplicação do microagulhamento: quando a finalidade é promover a indução de colágeno, as agulhas são penetradas com mais profundidade, atingindo até 2,5 mm da pele; quando utilizamos o drug delivery, o instrumento é ajustado para que as perfurações sejam de 1 mm de profundidade, o suficiente para promover a entrega dos ativos.

Quais são os benefícios do microagulhamento?

Seja para tratar aspectos da pele, do corpo ou estimular o crescimento capilar, o microagulhamento apresenta efetividade e segurança no procedimento. Veja os principais benefícios da técnica:

  • tratamento não invasivo e bem tolerado pelas pacientes;
  • indução à produção de colágeno;
  • pele renovada, hidratada e viçosa;
  • polos dilatados menos aparentes;
  • resultados visíveis após pouco tempo das aplicações;
  • potencialização dos resultados com o aumento da absorção de ativos pela derme profunda;
  • no rosto — redução de rugas, manchas, cicatrizes de acne e flacidez;
  • no corpo — redução de estrias e cicatrizes, clareamento de manchas e melhora da flacidez leve e moderada em pequenas áreas;
  • nos cabelos — hidratação e crescimento dos fios.

Os benefícios do microagulhamento são muitos. Entretanto, antes de optar por essa técnica, é importante consultar um profissional qualificado e passar por detalhada avaliação para receber a indicação correta do tratamento estético, de acordo com seus objetivos e expectativas.

Quando é indicado?

O microagulhamento é indicado para tratamentos faciais, corporais e capilares. Quando o objetivo é tratar alterações na face, as indicações são para os casos de:

  • rugas finas;
  • marcas de expressão;
  • manchas;
  • cicatrizes de acne;
  • poros dilatados;
  • flacidez;
  • olheiras.

O microagulhamento corporal pode ser aplicado em diferentes partes, como colo, braços, mãos, coxas, abdome e flancos. As indicações para tratamento nessas áreas incluem o clareamento de manchas, correção de cicatrizes, redução de estrias e de flacidez leve a moderada.

Atualmente, também há grande procura por tratamentos estéticos na região íntima. O microagulhamento é indicado nos casos de hiperpigmentação, isto é, o escurecimento da pele. A técnica, nesse caso, é associada ao drug delivery para a aplicação de ativos que promovem o clareamento íntimo.

Por fim, temos o microagulhamento capilar, também feito com entrega de ativos. É indicado para pessoas com calvície, problemas de queda capilar, cabelos quebradiços e ressecados, entre outros. O tratamento estimula o desenvolvimento de novos folículos capilares, além de deixar os fios mais fortes, hidratados e saudáveis.

Gostou de saber sobre os benefícios dessa técnica? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e divulgue as informações que acabou de ler para outras pessoas!

compartilhe

Leia também

Microagulhamento: saiba mais sobre os benefícios

O que é incontinência urinária?

O que é rejuvenescimento íntimo?